Dieta e planejamento

Duas coisas que combinam muito. O termo dieta aqui está sendo empregado como alimentação diária, rotineira e NÃO como regime restritivo.

Planejar o como será o seu dia e até mesmo sua semana ou mês te coloca na dianteira na corrida/correria do dia a dia. Sabemos o quanto pode ser desafiador manter um estilo de vida saudável e equilibrado nos dias de hoje onde tudo parece se movimentar a 1000km/h.

Separei aqui 5 dicas práticas e simples para viabilizar uma alimentação saudável.

Uma dica extra é ter um caderno exclusivo para as suas anotações e planejamento. Facilita e muito, principalmente a visualização do que você tem feito, está fazendo e do que precisa fazer.

 

?1.Decida com antecedência

Decida com antecedência o que você vai consumir no dia seguinte. Esse pequeno detalhe pode fazer a diferença entre o sucesso e a sabotagem. Você fazer um plano semanal se preferir, levando em consideração as coisas que você tem na geladeira e o que pretende comprar.

Desse jeito também fica mais fácil para visualizar o seu cardápio e para quem não gosta de pratos repetidos é uma ótima solução. Esse processo de decidir previamente o que você vai preparar ou consumir evita a ansiedade e indecisão. Leva apenas alguns minutos. Você pode fazer essa programação no seu celular no caminho do trabalho por exemplo.

 

?2. Faça uma lista de compras

Ter todos os alimentos disponíveis ao seu alcance facilita a manutenção de uma alimentação adequada. Na sua lista não pode faltar os seus alimentos favoritos. Se você já fez o seu cardápio da semana como propõe a dica número 1, será mais rápido e prático fazer a sua lista de compras da semana.

?3. Organize suas refeições

Se você tem uma rotina corrida a dica é fazer marmitas e demais refeições (se necessário) com antecedência. Embalar as proteínas em porções para fácil descongelamento facilita muito no processo do preparo. Saladas em potes de vidro que duram até 7 dias, se bem acondicionadas em geladeira, podem ser a solução que faltava para o seu sucesso. Ter sempre ovos cozidos e frango desfiado em caso de eventualidades pode ser uma ótima pedida para quem está iniciando.

?4. Mapeie as situações de desafio

Faça um mapa das situações onde você está mais suscetível a falha. Crie planos de contenção ou evite a rota de colisão. Algumas vezes encarar o problema significa evitar ele. Ao mapear os seus desafios mais comuns você consegue se munir de maneira mais eficiente contra eles. Exemplos: Ter uma resposta na ponta da língua quando algo fora do seu propósito é oferecido, ir alimentado para eventos onde só são servidas porcarias comestíveis, ou até mesmo assistir um vídeo sobre saúde para te lembrar o que está em jogo.

?5. Anote suas metas e progressos

Tome nota das suas necessidades, metas e objetivos. Isso ajuda a visualizar onde você está e aonde você quer chegar. Tenha um caderno para anotar sua jornada de sucesso! Nos dias de baixa motivação visualizar seus progressos e metas pode fazer a diferença entre PERSISTÊNCIA E DESISTÊNCIA.

 

Leave a comment