Hoje é um belo dia, pois esqueci o meu celular em casa e estou totalmente “livre” das redes sociais. Isso significa tempo de qualidade na internet! Tempo para fazer algumas pesquisas & blogar ! O bom do blog é que ele registra o que você pensava em um dado momento, mas ao mesmo tempo te permite editar suas opiniões ! SIM, você entendeu certo, esse site está sujeito à edições o tempo todo. No futuro as postagens estarão cada vez mais fechadas e menos suscetíveis à alterações do conteúdo. Vou hoje falar de maneira bem sucinta sobre as MENTIRAS e algumas VERDADES que nos cercam cotidianamente.

Tudo escrito abaixo foi baseado em leitura de artigos científicos, infelizmente burramente não guardei as referências bibliográficas, mas como as postagens são dinâmicas estarei incluindo referências aos poucos. O objetivo inicial do blog é atingir o público mais leigo, mas quem sabe no futuro não será também referência para os estudiosos no assunto ?

SEGUE A LISTA

  • Ovos fazem mal ao colesterol .         MENTIRA

Não se preocupe com o seu colesterol … leia abaixo. O ovo é uma fonte de proteínas excelente e não contém carboidratos. Ou seja, invista nesse alimento que é tão rico nutricionalmente e uma delícia! Aproveitem mesmo, esqueçam essa ideia de que ovo faz mal pro colesterol! O QUE FAZ MAL PARA O SEU COLESTEROL É O CARBOIDRATO. Desculpem a caixa alta, mas tive que deixar esse ponto bem visível.

  • Colesterol “alto” quer dizer que você terá problemas cardíacos;   MENTIRA

Na verdade essa história que o colesterol é um vilão tem sido contada há um longo tempo, porém não existe hoje nenhum estudo científico de magnitude relevante que aponte que colesterol tendendo a alto esteja relacionado a doença cardíaca com desfecho duro (morte). A verdade é que essa história é conveniente para indústria farmacêutica e indústria de produtos de baixo colesterol/ 0% gordura trans … O que na verdade nos define saudáveis do ponto de vista lipídico é a relação entre HDL (colesterol bom) e Triglicerídios (TGL). Quanto maior o HDL e menor o TGL melhor estará o seu perfil lipídico. Então aquele número de Colesteróis Totais pode ser extremamente enganoso!!! CUIDADO, pois ainda hoje a maioria dos médicos defendem essa baboseira sobre colesterol, defendem e prescrevem remédios desnecessários e dietas bizarras. Tenha em mente que é muito importante ter certeza que o seu médico está atualizado.

  • Pães e Massas integrais não são saudáveis;              VERDADE

Eu como massas e pães integrais, pois a absorção é retardada, o pico insulínico é menos brusco, blá, blá, blá !” Você continua comendo trigo transgênico, glúten e carboidratos em uma quantidade que inviabiliza a perda de peso, fora os outros males que o trigo e os demais cereais com glúten acarretam.

  • Grãos como trigo, milho, feijão e arroz são controversos em seus benefícios

Ex: do trigo a incidência de pessoas intolerantes ao glúten vem crescendo com o passar das décadas, seria resultado da constante alteração do DNA das sementes?

Há hoje em dia ainda quem defenda os grãos, que em sua maioria são transgênicos. Vamos seguir uma lógica simples  se as plantas são projetadas para serem resistentes a vários tipo de pestes e produzir em altíssima escala, será que a qualidade não seria comprometida ? Se nem o “bicho” está querendo comer, nós devemos comer ? Na dúvida não coma.

  • Legumes e verduras são mais nutritivos que feijão e arroz, apenas engordam menos e nutrem mais;   VERDADE

A quantidade de vitaminas, minerais e proteínas existentes nos vegetais folhosos e demais vegetais é simplesmente incrível! Fora as fibras. Não somos capazes de digerir as fibras insolúveis, mas as nossas bactérias intestinais usam as fibras! Isso mesmo , de certa forma as fibras ajudam a fortalecer a nossa flora intestinal, isso significa que o nosso intestino estará feliz e saudável.

  • Não precisamos nos exercitar intensamente para emagrecer;    VERDADE

Ao contrário do que se acreditava muitos estudos apontam que a queima calórica promovida pelos exercícios físicos não é o fator primordial para o emagrecimento. Atividade física é extremamente importante na promoção da saúde física e mental do indivíduo, mas é possível emagrecer com saúde sem lançar mão da atividade física. Isso parece ser uma apologia ao sedentarismo, mas não é! É apenas um estímulo para aqueles que por conta do peso ou qualquer outro motivo físico estão impedidos de se exercitarem.

Um bom argumento é que no mundo moderno o número de academia e pessoas que se exercitam vem aumentando vertiginosamente e mesmo assim a obesidade e sobrepeso continuam crescentes! Pensem nisso.

  • Nosso corpo precisa comer de 3 em 3 horas; MENTIRA

Essa sem dúvida é uma das maiores mentiras contadas pela indústria alimentícia. Indivíduos minimamente saudáveis não precisam seguir esse tipo de alimentação. Existe um grupo muito pequeno de indivíduos que precisam comer de 3 em 3 horas por conta de alguma patologia ou condição especial. Se você é um indivíduo comum e saudável essa recomendação de comer de 3 em 3 horas não se aplica!

O ideal é comermos quando temos fome. Infelizmente estamos em um mundo que nos tornou extremamente “descalibrados” para reconhecermos quando realmente nosso corpo está com fome, não se preocupe isso é reversível!

  • Massas e Pães Integrais são saudáveis –  MENTIRA

           Agora eu pisei no calo de muita gente ! As massas e pães integrais são produtos ricos em glúten e em trigo. O trigo hoje é o nosso grande vilão da boa nutrição . Não estou falando só porque o trigo é rico em carboidratos, mas por ser um grão modificado geneticamente para atender a demanda massiva mundial. Há uma corrente que defenda que produtos mutados geneticamente não são comprovadamente nocivos à saúde humana. O que eu sei dizer é que na época dos meus avós ninguém tinha intolerância ao glúten, e não precisamos ir tão longe no passado: Eu nunca tive um amiguinho com intolerância ao glúten na escola ! E você ?         Precisamos questionar os motivos que nos trouxeram até esse caos atual. O número de pessoas que se tornam intolerantes ao glúten na fase adulta e de crianças intolerantes ao glúten não para de crescer. Posteriormente irei escrever mais profundamente sobre os malefícios do trigo e também do glúten. Por hora você precisa saber apenas uma coisa: FUJA DO TRIGO! CORRA! PERIGO!

 

  • Produtos industrializados altamente processados danificam diretamente nosso organismo.

Exemplos abaixo:

  1. a) Produtos Lights & Diets.
  2. b) Comidas prontas, incluindo papinhas para bebês.
  3. c) Farinhas e produtos refinados (incluindo o sal)
  4. d) Oléos vegetais & Margarinas – exceto (azeite de oliva extra virgem e óleo de coco). Esse assunto aqui terá uma postagem especial, pois o assunto é extenso e muito sério!
  5. e) A maioria dos Adoçantes.
  6. f) Refrigerantes & Sucos
  7. g) Embutidos e frios.

Podemos comer frutas à vontade                MENTIRA

A maioria das frutas não devem ser consumidas com liberdade, quem dirá à vontade. Acho que a venda mundial de frutas estava baixa e alguém inventou esse recomendação louca que preconiza 5 porções de fruta/dia . Não que eu seja a maníaca das teorias de conspirações, masssss … nessa recomendação sucos industrializados contam como 1 porção ! Ironia ou Manobra da indústria alimentar ? Reflitam. Um pouco mais sobre frutas aqui.

  • Todas as calorias são iguais

Essa mentira tem nos custado muitos e muitos quilos a mais na balança além de uma alimentação visivelmente deficiente em nutrientes e minerais.  Temos 3 fontes de calorias (carboidratos, proteínas e gorduras) e cada uma delas usa uma via metabólica diferente para extrair, aproveitar e estocar calorias. O que precisamos saber é que na via metabólica utilizada pelo carboidrato temos a liberação do hormônio insulina que promove aumento de apetite, armazenamento de glicose sob a forma de gordura e ainda dificulta o ganho de massa magra (músculos). Ao passo que o nosso corpo é capaz de extrair Glicose da gordura através do processo de GLICONEOGÊNESE, e isso é feito sem a necessidade de liberação de insulina. Na metabolização das proteínas temos também consumo de energia. Ou seja, gastamos energia para obter energia, tudo o que queremos para manter o equilibrio de consumo calórico no nosso organismo. Por isso devemos dar preferência ao consumo de gorduras e proteínas na nossa alimentação!

  • Precisamos de ingerir leite e derivados para manter ossos saudáveis – MENTIRA

Sobre esse mito eu poderia escrever muitas laudas, mas vou tentar ser breve. Você alguma vez já observou rotineiramente  um mamífero adulto mamando em outro mamífero adulto de outra espécie ?

Nós , humanos, somos a única espécie que tem como hábito alimentar ingerir leite de outra espécie durante a fase adulta. Nosso corpo não tem enzimas suficientes para ingerir o leite de maneira adequada depois que ultrapassamos uma certa idade. Achamos que toleramos bem o leite, mas muitas vezes sofremos de mazelas discretas que achamos não ter conexão com a nossa alimentação. Te desafio a eliminar a lactose da sua vida e usufruir de uma vida melhor, com o trânsito intestinal saudável e regular, pele mais bonita, menos infecções e mais alegria. Quanto ao cálcio ele está presente em vários alimentos , exemplo rápido: vegetais folhosos verde-escuro.

Tapioca é preparação Fit:   MENTIRA

Tive que adicionar essa mentira aqui, mesmo sem saber se foi a indústria alimentícia que criou isso ou se é só um efeito colateral desse mundo de blogers e musas fitness gerou. Tapioca é riquíssima em calorias e carboidratos. Se você está numa alimentação voltada a perda de peso, favor não colocar na boca!

Obs: Essa postagem tem como intuito expor opiniões pessoais baseadas em meus estudos e experiências pessoais. Cada ser humano é único sendo impossível prever a reação de cada um. Toda e qualquer decisão baseada nas informações repassadas nesse site é de total responsabilidade do Leitor!

Postagem nenhuma substitui o acompanhamento individual por um profissional qualificado na área de Nutrição e/ou Medicina. Nenhum vídeo ou texto encontrado na internet conhece a sua pessoa, a sua história e nem as suas necessidades como indivíduo único do ponto de vista:  fisiológico, psicológico, espiritual e intelectual.

Leave a comment