Muitas pessoas ainda duvidam da capacidade do corpo humano de passar alguns dias sem ingerir alimentos. A maioria acredita que irá morrer após algumas horas sem ingestão de algum alimento sólido ou líquido.  O nosso corpo foi programado para sobreviver a todo custo e sucumbir após algumas horas de jejum não é algo lógico do ponto de vista instintivo. Sim, a fome mata. A questão da fome não será debatida aqui por entender que a fome é a privação de comida de forma involuntária.

O que eu trago hoje é  um famoso caso de um indivíduo que se submeteu a 382 dias de jejum assistido.  Caso queiram ler o artigo na íntegra cliquem no link que se encontra no final do texto.  Esse jejum aconteceu no Departamento de Medicina da Universidade da Royal Infirmary de Dundee, na Escócia e o ano era 1965

O paciente é  Angus Barbieri, sexo masculino,  27 anos e com peso inicial de 207 kg , que ao final dos 382 dias chegou aos 83 kg e depois de 5 anos havia engordado apenas 7 kg dos 124 kg perdidos. Barbieri procurou o Departamento de Medicina preocupado com o seu peso, incialmente iria fazer 1 semana de jejum, mas após esse período se sentia muito bem e decidiu continuar. A equipe se preocupou em medir as principais taxas de Barbieri. Que na fase inicial do jejum fez suplementação de sódio e potássio. Nos demais dias do jejum o mesmo ingeria vitaminas não calóricas e consumia água, chá , café e água com gás.

Durante o período do jejum o paciente manteve suas atividades caseiras comparecendo no hospital para fazer exames e pernoites. A quebra de jejum foi gradativa e monitorada.

Após o final do jejum de 382 dias foi concluído, que para Barbieri, o jejum não teve nenhum efeito negativo.

 

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2495396/

Leave a comment