Para iniciar a nossa conversa vale elucidar que sendo o álcool uma toxina, o corpo trabalha rapidamente para metabolizar o álcool através do processo de oxidação.

Quais são as melhores e as piores bebidas alcoólicas em uma dieta baixa em carboidratos? Primeiro o óbvio: o álcool não é um auxiliar de perda de peso. Quanto mais álcool você bebe, mais você desacelera a perda de peso, já que o corpo queima o álcool antes de qualquer outra coisa, ou seja, você vai processar as calorias ingeridas nas bebidas alcoólicas e somente depois que estas forem metabolizadas o organismo usará outra fonte energética. Há correntes que defendem que o álcool causa resistência a insulina quando consumido com frequência, o que faz muito sentido, haja vista que se é esperado um quadro de hipoglicemia ao consumir bebidas alcoólicas.

Com isso dito, há uma enorme diferença entre diferentes tipos de bebidas alcoólicas – algumas são bastante boas, algumas são desastrosas.

A versão curta: o vinho tem menos carboidratos do que a cerveja, então quem é low carb escolherá o vinho. Os destilados puros como o uísque e a vodka contêm zero carboidratos, mas cuidado com as bebidas doces – eles podem conter enormes quantidades de açúcar.

TOP 5 BEBIDAS LOW CARB

Em uma dieta baixa em carboidratos, você ainda pode desfrutar de uma deliciosa bebida em ocasiões especiais. Mesmo que muitas bebidas alcoólicas contenham muito açúcar, ainda existem algumas opções muito boas de baixa quantidade de carboidratos. Aqui está a nossa lista das 5 melhores bebidas alcoólicas com baixo teor de carboidratos.

  1. Champanhe ou vinho espumante seco – um copo contém cerca de 1 grama de carboidratos líquidos. Embora o Champagne possa ser muito caro, outros tipos de vinhos espumantes ou Cava vêm em uma variedade de preços e podem ser apreciados como um aperitivo, acompanhando comida ou apenas como um drink.
  2. Vinho seco – vermelho ou branco – um copo contém cerca de 2 gramas de carboidratos líquidos. Deve haver uma razão pela qual os seres humanos têm bebido vinho há milhares de anos. Um deles é provavelmente que sabe muito bem com a comida. Felizmente, beber um copo ocasional de vinho seco é aceitável em uma dieta baixa em carboidratos.
  3. “Skinny Bitch” – uma dose grande contém 0 gramas de carboidratos.O skinny bitch é a bebida para você que deseja um frescor a mais e não se importa em consumir adoçantes artificiais. Esta bebida é composta por vodka, refrigerante diet, limão e gelo.
  1. Whiskey – uma bebida contém 0 gramas de carboidratos. Mesmo que o whisky seja feito de várias formas de grãos, é zero carboidrato e sem glúten. Ele vem em muitas classes e tipos diferentes. Muito gelo pode matar o sabor, mas servir com um pouco de água pode realmente melhorar o paladar.
  1. Martini seco – um coquetel contém 0 gramas de carboidratos.

O icônico cocktail James Bond é feito com gin e vermute, e decorado com uma torção de azeitona ou limão. Ainda está no topo das bebidas mais solicitadas em bares.

Um breve AVISO

Pessoas em um contexto com dieta rigorosa com baixo teor de carboidratos toleram menos álcool, ou seja, essas pessoas precisam de muito menos álcool para ficar intoxicados/embriagados. Portanto, tenha cuidado na primeira vez que você bebe álcool dentro de um contexto low carb. Possivelmente, você só precisa de metade do que estava acostumado a beber. O lado positivo é que a low carb irá poupar-lhe dinheiro no bar.

Os motivos dessa experiência comum ainda não são claros. Pode ser porque o fígado está ocupado produzindo cetonas ou glicose e, portanto, tem pouca capacidade para poupar álcool, diminuindo o processo.

Obviamente. Se você estiver dirigindo, tenha mais cuidado. Nunca beba e dirija. Na low carb, isso pode ser ainda mais crucial.

Finalizando: o intuito aqui não é fazer apologia ao consumo de álcool. Essa postagem é livre convicções pessoais do autor e apenas uma análise do consumo de álcool do ponto de vista fisiológico dentro de um contexto low carb.

Leave a comment