Chocolate no contexto paleo/primal

 

Todos nós cruzamos os dedos cada vez que há um novo estudo mostrando os benefícios do chocolate para a saúde, mas é muito menos emocionante na próxima semana, quando outro estudo sai mostrando exatamente o oposto. E apenas pular do título para a manchete não lhe dá o conhecimento de fundo para mesmo entender o que está acontecendo em qualquer um deles. Então aqui está um resumo sob a perspectiva Paleo/Primal dos prós e contras de chocolate.

 

A resposta curta: o chocolate é saudável na sua forma bruta. Produtos feitos com chocolate geralmente não são.

 

O chocolate vem de grãos de cacau, mas para fazer o chocolate, os grãos são tipicamente separados em duas manteigas de cacau (a gordura) e sólidos de cacau (todo o resto). E tanto a manteiga de cacau quanto os sólidos de cacau são muito saudáveis:

Manteiga de cacau: grande fonte de gordura saturada saudável. Sem problemas até aqui.

Sólidos do cacau (que é tudo, exceto a gordura): contém uma quantidade substancial de magnésio, toneladas de cobre e zinco, e uma dose muito respeitável de fibra. Os sólidos de cacau também têm um elevado teor de antioxidantes. Neste estudo, os pesquisadores descobriram que os antioxidantes no cacau não apenas reduzem o estresse oxidativo, mas que eles também tinham vários benefícios para saúde cardiovascular (incluindo redução da pressão arterial e efeitos anti-inflamatórios). Parece bem Paleo!

Outro termo que você pode ver em um rótulo de ingredientes é “licor de chocolate” – este é apenas o nome para manteiga de cacau + sólidos de cacau. É basicamente o que você obtém ao moer grãos de cacau e, em seguida, derreter até formar um líquido. Apesar do nome, não há álcool envolvido.

Como você pode ter ouvido, o chocolate escuro tem alguns benefícios de saúde originais que vêm da parte do cacau (cacau) do chocolate. A maioria do foco da pesquisa e dos meios foi nos antioxidantes contidos no chocolate, tais como os polifenóis, incluindo os flavanoides (flavanols). Na verdade, o chocolate escuro é pensado para conter a maior concentração de antioxidantes de qualquer outro alimento, o que pode constituir até 18% do peso total da semente de cacau!

Estudos em seres humanos demonstraram que o consumo moderado de chocolate escuro reduz o risco de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral, melhora a sensibilidade à insulina, reduz a pressão arterial e pode reduzir o colesterol total e LDL. Os flavanóis no cacau são anti-inflamatórios, imunomoduladores, que melhoram a memória, e podem até reverter o declínio da memória relacionada à idade. Outros estudos sugerem que os antioxidantes e a fibra no chocolate escuro podem beneficiar nossas bactérias intestinais sadias (e digestão total) atuando como um alimento “prebiótico”.

Até agora, o chocolate está parecendo muito bom para você. Mas há um último ponto a considerar: ácido fítico ou fitato. Mas para fazer o chocolate, os grãos são fermentados primeiramente, e então geralmente processado termicamente também, e o aquecimento e a fermentação destroem muito dos fitatos. Além disso, normalmente comer apenas um pouco de cacau em esporadicamente, não é o mesmo que comer feijões e basear sua dieta inteira em um alimento que é rico em fitatos. Em última análise, enquanto você está comendo uma quantidade substancial de chocolate, não há necessidade de se preocupar com os fitatos.

Então, se os dois componentes principais do feijão de cacau são tão saudáveis, qual é o problema com o chocolate? Principalmente é todos os outros aditivos químicos  que são utilizados para transformá-lo em doces:

Açúcar: este é o pior. A maioria de barras de chocolate comerciais têm um barril enorme do açúcar adicionado à manteiga de cacau e aos sólidos do cacau.

Leite: isso pode ou não ser um problema para você, mas não é ótimo para todos.

Emulsificantes, estabilizantes, conservantes, aromas, lecitina de soja …: alguns são inofensivos, mas muitos são péssimos.

 

Todas as outras coisas é o que torna o chocolate em uma comida lixo – mas, felizmente, nem todo o chocolate vem com tantos extras não desejados.

 

Qual é o melhor tipo de chocolate?

Para obter um chocolate Paleo* você vai querer maximizar a quantidade de produtos realmente de cacau, minimizando ou eliminando todos os outros lixo.

Não é preciso dizer que isso significa escolher uma marca de alta qualidade em primeiro lugar. Manteiga de cacau real é caro em comparação com aditivos e emulsionantes, marcas tão baratas usam todos os tipos de truques extras para reduzir o conteúdo real de cacau, tanto quanto possível. Para obter a coisa real, você terá que estar disposto a pagar por uma marca que se preocupa com a qualidade.

 

Com isso dito, aqui está um resumo de suas escolhas:

 

Cacau em pó não açucarado: este é apenas os sólidos de cacau. Não há nenhuma daquela manteiga deliciosa e saudável do cacau aqui, mas não há também nenhum outro negócio do macaco, assim que é um ingrediente muito saudável a usar-se em receitas ou para o chocolate quente caseiro. Paleo aprovado!

Chocolate de confeitaria sem açúcar: trata-se de uma combinação de sólidos de cacau e manteiga de cacau (quanto mais sólidos de cacau, mais escuro o chocolate). Depois de obter sobre o seu dente doce, algumas pessoas acham que o chocolate de assar bom gosto quando eles apenas comê-lo em linha reta. Outras pessoas preferem usá-lo em receitas. De qualquer maneira, este também não tem açúcar, apenas as partes saudáveis do grão de cacau. Paleo aprovado!

 

Chocolate amargo: chocolate escuro tem sólidos de cacau, manteiga de cacau e uma quantidade relativamente pequena de açúcar.

Resumindo

Para resumir tudo isso, siga estas três regras simples para manter o seu amor de chocolate dentro do reino da vida paleo/primal

  1. Leia a lista de ingredientes em cada produto para garantir que o chocolate que você está comprando contém apenas ingredientes naturais.
  2. Selecione o maior percentual de cacau que você achar apetitoso, em algum lugar na faixa de 70-100% de cacau seria ideal.
  3. Trate o chocolate como um condimento, use com moderação.

 

Fontes: https://paleoleap.com/paleo-guide-chocolate/

 

Obs: Essa postagem tem como intuito expor opiniões pessoais baseadas em meus estudos e experiências pessoais. Cada ser humano é único sendo impossível prever a reação de cada um. Toda e qualquer decisão baseada nas informações repassadas nesse site é de total responsabilidade do Leitor!
Postagem nenhuma substitui o acompanhamento individual por um profissional qualificado na área de Nutrição e/ou Medicina. Nenhum vídeo ou texto encontrado na internet conhece a sua pessoa, a sua história e nem as suas necessidades como indivíduo único do ponto de vista:  fisiológico, psicológico, espiritual e intelectual.

Leave a comment