Texto extraído do livro “The Obesity Code” por  Dr.Jason Fung, MD.

Insulina

Jejuar é a mais eficiente e consistente estratégia para reduzir os níveis de insulina, um fato primeiramente notado há décadas e vastamente aceito como verdade. Todos os alimentos elevam a insulina; no entanto,  o método mais eficiente de redução de insulina é evitar todos os alimentos. Os níveis de açúcar no sangue permanecem normais quando o corpo passa a queimar gordura para obter energia. Esse efeito ocorre com períodos de jejum de 24 à 36 horas. Jejuns mais longos reduzem os níveis de insulina de maneira ainda mais dramática. Mais recentemente, jejuns em dias alternados tem sido estudados como uma técnica aceitável para a redução dos níveis de insulina.

O jejum regular, ao reduzir rotineiramente os níveis de insulina, demonstrou melhorar significativamente a sensibilidade à insulina. Esta descoberta é a peça que falta no enigma da perda de peso. A maioria das dietas restringe a ingestão de alimentos que causam aumento da secreção de insulina, mas não abordam a resistência à insulina. Você perde peso incialmente, mas a resistência à insulina mantém os níveis de insulina e o peso ajustado no corpo. Ao jejuar, você pode reduzir eficientemente a resistência à insulina do seu corpo.

A insulina causa retenção de sal e água no rim, de modo que diminuir os níveis de insulina reveste o excesso de sal e água no excesso de insulina. O jejum é muitas vezes acompanhado por uma rápida e rápida perda de peso. Nos primeiros cinco dias, a perda de peso é de 0,9 quilo por dia, superando a perda que poderia ser esperada da restrição calórica e provavelmente é devido à diurese. A diurese reduz a inchaço e também pode diminuir ligeiramente a pressão arterial.

Gh – Hormônio do Crescimento

O hormônio do crescimento é conhecido por aumentar a disponibilidade e a utilidade das gorduras para o combustível. Também ajuda a preservar a massa muscular e a densidade óssea. A secreção do hormônio do crescimento é difícil de medir com precisão devido à sua liberação intermitente, mas diminui de forma constante com a idade. Um dos estímulos mais potentes para a secreção do hormônio do crescimento é o jejum. Ao longo de um período de jejum de cinco dias, a secreção do hormônio do crescimento aumentou mais do que o dobro. O efeito fisiológico substancial é manter a massa muscular e do tecido ósseo durante o período de jejum.

Adrenalina

O jejum aumenta os níveis de adrenalina, começando em cerca de 24 horas. Quarenta e oito horas de jejum produz um aumento de 3,6 por cento na taxa metabólica, e não o desligamento metabólico temido, muitas vezes visto em estratégias de redução calórica. Em resposta a um jejum de quatro dias, o gasto de energia em repouso aumenta até 14%. Ao invés de desacelerar o metabolismo, o corpo aumenta-o em vez disso. Presumivelmente, isso faz isso, então temos energia para sair e encontrar mais comida.

Eletrólitos – Minerais

Muitas pessoas se preocupam que o jejum pode causar desnutrição, mas essa preocupação é mal colocada. Os estoques de gordura do corpo são, para a maioria de nós, bastante amplas para as necessidades de nossos corpos. Mesmo estudos de jejum prolongado não encontraram evidências de desnutrição ou deficiência de micronutrientes. Os níveis de potássio podem diminuir ligeiramente, mas mesmo dois meses de jejum contínuo não diminuíram níveis abaixo do normal, mesmo sem o uso de suplementos. Observe que esta duração do jejum é muito maior, geralmente recomendada sem supervisão médica.

Os níveis de magnésio, cálcio e fósforo durante o jejum são estáveis, presumivelmente, devido aos grandes estoques desses minerais nos ossos. Noventa e nove por cento do cálcio e fósforo do corpo são armazenados nos ossos. Um suplemento multivitamínico fornecerá a dose diária recomendada de micronutrientes. Em um caso, um jejum terapêutico de 382 dias foi mantido com apenas um multivitamínico, sem efeito nocivo sobre a saúde do sujeito. Na verdade, esse homem relatou que ele se sentiu fantástico durante todo o período. Não houve episódios de hipoglicemia, pois os açúcares no sangue foram mantidos dentro do intervalo normal.

4 Comments

  • ana karina pierangelli
    Posted 24 de julho de 2017 19:40 0Likes

    Amei. Vou tentar fazer mais longos

    • admin
      Posted 21 de agosto de 2017 11:51 0Likes

      Maravilhoso saber os detalhes fisiológicos envolvidos no jejum.

      • admin
        Posted 26 de outubro de 2017 16:46 0Likes

        Que bom que gostou.

    • admin
      Posted 26 de outubro de 2017 16:47 0Likes

      VAI FICAR MELHOR

Leave a comment