Vejo em muitas matérias online dizendo que é possível ter sobrepeso significativo ou ser obeso e saudável, simultaneamente. Vou responder a questão do título da postagem através de informações e vocês fiquem à vontade para tirarem uma conclusão divergente da minha. Aqui não propomos impor verdades e sim discutir temas sob novas perspectivas, desde que, embasados cientificamente. Comecemos.

Vamos começar definindo o que é saúde e assumindo que o indivíduo saudável é aquele que tem saúde.

Definição de saúde segundo a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afeções e enfermidades.”

Definição de saúde segundo dicionário online

  • Estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para continuidade à vida.
  • Estado habitual de equilíbrio mental, físico e psicológico.
  • Condição de são, de quem está saudável: boa saúde.
  • Demonstração de força; vigor, robustez.

O nosso corpo sempre irá buscar esse equilíbrio e bem-estar, o que em fisiologia chamamos de Homeostase. Em humanos o acúmulo de gordura corporal é um indicador de que os mecanismos fisiológicos auto-reguladores estão sobrecarregados e não estão mais sendo capazes de manter a homeostase/estabilidade. Nosso corpo não tem nenhum interesse de manter um percentual de gordura elevado. Muitos ainda usam o conceito de obesidade baseado no IMC (índice de massa corporal) para classificar se um indivíduo tem sobrepeso ou obesidade. O que na verdade conta é COMPOSIÇÃO CORPORAL, levando em consideração percentual de gordura e massa magra (músculos).

Um corpo saudável tende a equilibrar o consumo e queima de calorias de forma a NÃO acumular gordura em excesso.

Não estou falando de contagem de calorias (o que também pode funcionar). O acúmulo de gordura em excesso na verdade é um sinal de que o seu corpo já está “doente”. Que seu corpo está desequilibrado, esse quadro pode ser acompanhado por alguns outros transtornos como: compulsão alimentar, falta de disposição, baixa imunidade, crises de enxaqueca, hipertensão, alteração do perfil lipídico, acne, problemas de concentração, inchaço … todos esses transtornos se instalam de maneira discreta e gradual. Perdemos a saúde e por isso engordamos.

Comumente não conseguimos observar essas disfunções metabólicas em exames de sangue de rotina. Ou seja, um exame de sangue de “perfeito” não quer dizer que a sua saúde está perfeita. Principalmente se você estiver com gordura acumulada ao redor da sua cintura.

Resumindo: Engordar pode ser em si um sintoma de que sua saúde precisa de atenção! 

Assumindo essa perspectiva, o excesso de gordura acumulada seria um sintoma de que algo no nosso organismo não está bem. Que o equilíbrio foi quebrado. Isso não impede que o indivíduo seja feliz. A aceitação corporal deve acontecer independente da composição corporal do indivíduo. Essa postagem é sobre saúde e não sobre aceitação corporal. Pense algumas vezes e estude sobre o assunto antes de dizer “sou um gordinho saudável”. Deixo aqui apenas um espaço para reflexão sem maiores pretensões.

 

Determinantes fisiológicos do controle de peso e apetite, Halpern, Z. S. C., 2004.

Leave a comment