Essa postagem tem como intuito expor opiniões pessoais baseadas em meus estudos e experiências pessoais. Cada ser humano é único sendo impossível prever a reação de cada um. Toda e qualquer decisão baseada nas informações repassadas nesse site é de total responsabilidade do Leitor!
Postagem nenhuma substitui o acompanhamento individual por um profissional qualificado na área de Nutrição e/ou Medicina. Nenhum vídeo ou texto encontrado na internet conhece a sua pessoa, a sua história e nem as suas necessidades como indivíduo único do ponto de vista:  fisiológico, psicológico, espiritual e intelectual.


O que é gripe low carb?Muitas pessoas ao mudar seus hábitos alimentares e aderirem a uma estratégia low carb sentem um conjunto de sintomas que chamamos de “gripe low carb” ou “low carb flu”. Dentre os sintomas mais típicos encontramos: sonolência, mal estar, sensação de cabeça pesada, desanimo, tontura, vertigem, enjoo, dor de cabeça e cãibras.
Esses sintomas duram poucos dias, e não precisamos temê-los. Como já diziam os mais antigos, “às vezes precisamos piorar antes de melhorar.”  Esses sintomas tem como causa o desequilíbrio eletrolítico que é, em resumo, deficiência momentânea de sais minerais no organismo. Isso tudo acontece pela redução da insulina circulante, a redução da insulinemia age diretamente a nível renal, fazendo com que os rins excretem mais minerais como magnésio, sódio e potássio.

Como evitar a gripe low carb?
Evitamos a gripe low carb ao fazer a introdução para o estilo de vida low carb de maneira gradativa e menos acelerada. Dando assim ao nosso corpo tempo suficiente para aprender a funcionar primordialmente com outros substratos energéticos, além da glicose. Cada um tem o seu próprio tempo e ninguém melhor que um(a) nutricionista de confiança para traçar um plano realista e individual. Estudos já mostram que o corpo pode demorar até 8 semanas para se adaptar a uma alimentação pobre em carboidratos. Na minha experiência vejo que essa adaptação demora algo de 2 à 4 semanas, e sem muitas dificuldades. Invista!

Como sair de uma gripe low carb?
Solucionar o problema é mais simples do que você imagina. Basta manter o corpo hidratado e adicionar um pouco de sal. Por exemplo, pegar uma pedrinha de sal grosso/sal integral e colocar na boca. Ou utilizar uma pitada de sal diluído em água. Incluir alimentos ricos em minerais na alimentação também ajuda muito. Alguns alimentos interessantes: castanhas, abacate, brócolis, verduras de cor verde-escura e chocolate amargo.

Outra opção é utilizar a água alcalina ou água dos milagres. Veja aqui mais sobre essa água.

Leave a comment