Low Carb & Halitose

Em uma dieta com restrição de carboidratos é comum as pessoas experimentarem alteração no hálito. Muitas vezes o odor frutado se assemelha ao odor de acetona (removedor de esmalte. Esse odor de acetona é característico pela presença de corpos cetônicos. Este é um sinal de que seu corpo está queimando muita gordura (gordura ingerida ou corporal depositada) e até mesmo convertendo gordura em cetonas para alimentar o cérebro.

Este odor pode, por vezes, também aumentar o odor corporal, especialmente para as pessoas que transpiram muito. Nem todos que optam por uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidrato experimentam esse hálito com odor de cetona – e para a maioria das pessoas a mudança no hálito é algo temporário que desaparece depois de uma semana ou duas. O corpo então se adapta e para “vazar” cetonas* através da respiração e do suor. Para algumas pessoas, isso não desaparece, e isso pode ser um problema.

Aqui estão as possíveis soluções. Os dois primeiros são mais gerais, os próximos três mais voltados especificamente para o cheiro de cetona.

  1. Beba bastante líquido e obtenha eletrólitos** suficiente. Se a sua boca parece seca – e muitas vezes quando se começa a fazer uma dieta com baixo teor de carboidratos e entrar em cetose – isso significa que você tem menos saliva para lavar as bactérias. Isso pode resultar em mau hálito, então certifique-se de beber o suficiente.
  2. Mantenha uma boa higiene bucal. Escovar os dentes duas vezes por dia não vai parar o cheiro frutado (que vem de seus pulmões), mas pelo menos não será misturado com outros cheiros.
  3. Use enxaguante bucal regularmente. Isso pode mascarar o cheiro da cetose.
  4. Espere uma ou duas semanas e torça para que seja algo temporário (na maioria das vezes é).
  5. Reduza o grau de cetose. Se o cheiro é um problema a longo prazo e você quer se livrar dele, o caminho mais fácil é reduzir o grau de cetose. Isso significa comer um pouco mais de carboidratos, 50 a 70 gramas por dia é geralmente suficiente para sair da cetose. Naturalmente, isso reduzirá o efeito da dieta low carb/cetogênica nos aspectos de perda de peso e controle do diabetes, e demais efeitos positivos.

Mas, para algumas pessoas a cetose ainda pode ser forte o suficiente.

Outra opção é ingerir de 50 a 70 gramas de carboidratos por dia e adicionar algumas horas de jejum intermitente. Isso pode te dar mais ou menos o mesmo efeito que uma dieta cetogênica, sem o mau hálito.

 

*cetona: quím classe de compostos orgânicos (de fórmula R-CO-R na qual R= alquila ou arila) que contém o grupamento carbonila (CO) ligado a dois átomos de carbono.

**eletrólito: sais inorgânicos

 

Essa postagem tem o intuito único de informar. Procure sempre um profissional qualificado presencialmente para te orientar.

 

 

 

Fonte: www.dietdoctor.com

 

Leave a comment