Quanto de sal realmente precisamos?

Texto extraído do Livro The Salt Fix, de 2017 pelo dr. James DiNicolantonio

Tradução e adaptação por Nutridados

Enquanto departamentos governamentais e autoridades de saúde bem-intencionados tem focado primeiramente na relação entre ingestão de sal e pressão sanguínea, eles têm amplamente deixado de observar as consequências não intencionais de não se ingerir sal o suficiente. Os danos causados pela diminuição de sal estão longes de serem triviais. Os potenciais riscos incluem aumento da frequência cardíaca, desidratação (que permite que qualquer açúcar ingerido cause maiores danos aos seus rins), comprometimento cognitivo, fratura óssea, doenças transmitidas por alimentos (porque o sal inibe o crescimento de bactérias nos alimentos), comprometimento no fluxo de oxigênio e nutrientes nos tecidos, e até mesmo morte prematura.

Não são riscos pequenos! Ainda, sal inadequado pode piorar a capacidade do seu corpo em ativar a resposta “lutar ou fuga” para lidar com situações fisiológicas de estresse tais como infecções gastrointestinais, perda sanguínea, ou um acidente vascular ou ataque cardíaco. E, como vimos na primeira postagem “Mito do Sal”, a baixa ingestão de sal poderia aumentar a dependência por açúcar, e até mesmo te deixar vulnerável a dependência química (drogas) através da sensibilização dos receptores de dopamina no seu cérebro.

A quantidade ótima de sal pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de sua situação única. Aqui estão algumas importantes definições para melhor entender a terminologia que será discutida neste capitulo.

Ponto de Ajuste do Sal: Este nível de ingestão de sódio mantém uma saúde ideal, longevidade, e as melhores chances de sobrevivência das espécies. Este ponto de ajuste é determinado pelo cérebro e o corpo e, para a maioria de nós, parece variar em torno de 3 a 4 gramas de sódio por dia. O ponto de ajuste do sal é um nível inconsciente de ingestão de sódio, controlado pelo termostato de sal do corpo, que pode ser maior ou menor dependendo da necessidade do corpo. (Por exemplo, se alguém tem rins que desperdiçam sal, ele talvez consuma mais sódio que uma pessoa com rins saudáveis porque ele está perdendo mais – a necessidade do corpo é conduzida pela ingestão de sal ao invés de uma “dependência” ou condução hedônica.)

Balanço de Sódio: Você alcança este estágio quando o sódio na urina corresponde a ingestão de sódio, levando em consideração que não há perda de sódio nos rins, bem como excreção pelas fezes ou suor. Você não está perdendo sal pelo corpo, tão pouco retendo sal extra. O nosso balanço de sódio é mantido no ponto de ajuste do sal, que é o nível de ingestão de sódio em torno de 3 a 4 gramas por dia para a maioria das pessoas. O balanço de sódio em uma pessoa saudável pode ser mantido ao nível tão baixo quanto 230 a 300 miligramas de sódio por dia – mas isso não quer dizer que este seja o nível ótimo de ingestão de sódio para saúde e longevidade. Ao invés, isso indica que o corpo está em “modo de crise”, um padrão de contenção de sódio que causa uma ativação de hormônios de retenção de sal para manter o balanço de sódio com uma ingestão baixa.

Déficit de Sódio: Um modo simples de saber se uma pessoa tem déficit de sódio (considerando uma pessoa saudável) é quando a pessoa ingere sódio, mas nada (ou muito menos do que o consumido) é expelido pela urina. Uma espécie de retenção do mineral

 

O Termostato de Sal: O ponto de ajuste do sal é controlado pelo termostato de sal do corpo. O termostato de sal é uma metáfora para um complexo, um conjunto de sensores interconectados ao cérebro que trabalham juntos para assegurar o estoque ótimo de sódio no corpo, tentando evitar a ativação dos hormônios retentores de sal do seu sistema de aldosterona de renina-angiotensina. Seu cérebro realmente iria preferir que você simplesmente comesse mais sal ao invés de ter que acumular ou limpar as partes vulneráveis de seu corpo. Estes mecanismos auto-protetores ajudam o corpo a controlar firmemente a ingestão de sal, fazendo com que você sentir ânsia por sal quando necessita. Então quando você sentir ânsia por sal, lembre-se: é o seu termostato de sal dizendo para você que o conteúdo de sódio do seu corpo está muito baixo e que você precisa comer mais sal até que você tenha alcançado o ponto de ajuste, a quantidade apropriada de sódio estocada no seu corpo.

Leave a comment