Olá Pessoal,

Essa postagem é para esclarecer de maneira bem sucinta de como o jejum funciona, a decisão de iniciar essa prática deve ser feita com um profissional da área de Medicina ou Nutrição, de forma presencial.

Obs: Postagem nenhuma substitui o acompanhamento individual por um profissional qualificado na área de Nutrição. Nenhum vídeo ou texto encontrado na internet conhece a sua pessoa, a sua história e nem as suas necessidades como indivíduo único do ponto de vista:  fisiológico, psicológico, espiritual e intelectual. Essa postagem tem apenas a função de informar.
AVISO: AO SENTIR MAL ESTAR EXTREMO QUEBRE O JEJUM ! APRENDA A CONHECER O SEU CORPO, E RESPEITE OS SEUS LIMITES ! 

No nosso organismo temos 2 estados: Alimentado & Jejum.  A lógica é bem simples, ou você está em estado de JEJUM ou você está em estado ALIMENTADO. Nesse caso não existe meio termo.

Para ilustrar melhor vou usar um exemplo mais radical: Gravidez: Ou você está grávida ou não está grávida! FIM! Simples né?

Continuemos … Até 12 horas após a última vez que você consome calorias, sejam elas em estado líquido ou sólido você ainda se encontra em estado alimentado. Após 12 horas sem ingerir calorias nosso organismo entra em estado de JEJUM.

O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente é uma prática que consiste em limitar o número de horas em que passamos em estado alimentado. O período em que nos alimentamos é chamado de janela. A janela pode varias de acordo com o protocolo que você decide seguir. Cada pessoa vai se adaptar com um determinado protocolo. Para saber mais sobre os protocolos clique aqui. Muitos acham que o jejum intermitente é uma dieta da moda ou alguma dieta radical para emagrecimento. Essa ideia é totalmente errada. O jejum intermitente tem um poderoso efeito terapêutico no nosso organismo. O jejum pode ser usado para melhorar a saúde mental, equilibrar hormônios, corrigir síndrome metabólica, ganhar músculos, emagrecer ou simplesmente para economizar tempo nessa rotina moderna insana. Achar que o jejum intermitente serve apenas para perder peso é um erro comum e que você não precisa cometer.

O que consumir durante o jejum ?

ÁGUA! AR ! GELO ! SAL ! CAFÉ PURO! Chá de ervas*
Ouvi que posso tomar chá e café e continuar em jejum, VERDADE?

CAFÉ :Sim, é verdade até a página 5! O CAFÉ : precisa ser puro (sem adoçante e sem açúcar ) .

Mas adoçante não tem calorias, Tania! Está escrito ZERO CAL na embalagem. Essa decisão é sua ! Existem estudos e profissionais que defendem as duas vertentes: ADOÇANTE NÃO QUEBRA JEJUM & ADOÇANTE QUEBRA O JEJUM. Eu prefiro não consumir adoçantes. Usar ou não usar adoçante durante jejum é o tipo de decisão que  você precisa tomar sozinho ou com um(a) nutricionista (presencialmente).

Chá: Sobre os chás rola uma questão bastante pertinente: Chá de quê ? Tem alucinado pra tudo nesse planeta decadente. Eu já vi chá de Muffins!!! Isso mesmo sociedade, pasmem ! Eu prometo um belo dia fazer uma seleção bacana de chás permitidos, mas na dúvida tome um café puro ou água. Chás de frutas estão totalmente fora de questão. Um chá que eu recomendo é o natural de hortelã (mato do quintal), outro chá que também amo é o de hibisco.

Sal durante o jejum

SAL? Tania, que negócio é esse de SAL?

Em jejuns prolongados o sal é extremamente importante para manter o equilíbrio hidroestático do nosso corpinho. Por conta da queda de insulina (algo bom e desejável) nosso corpo perde mais sódio do que o comum, consumir um pouco de sal ajuda a manter o corpo equilibrado. Interessante saber disso. Muitos preferem tomar sal com água quente, mas isso é do gosto de cada um. Ao sentir dores de cabeça experimente uma pitada de sal, algumas pessoas eu relatam sentir um certo alívio com essa prática. Leia mais sobre isso aqui.

Para mais informações sobre Verdades e Mentiras sobre o jejum leia aqui!

Dúvidas nos comentários ! Essa postagem poderá ser modificada para atender às duvidas nos comentários.

Leave a comment