Como voltar para a Low Carb?

Por mais irônico que seja o título da postagem de hoje, recebi inúmeros pedidos para escrever sobre esse assunto. Diversos relatos tinham alguns pontos em comum.  Pessoas que iniciaram na alimentação low carb, tiveram bons resultados, achavam a alimentação prazerosa e fácil de manter. Porém, tiveram desvios de percursos. A maioria foi abrindo concessões isoladas em festas, eventos, reuniões de família e afins. Até que as concessões se transformassem em regra e voltar ao estilo low carb se tornasse uma missão quase impossível.

Hoje vou dar algumas dicas básicas que podem te ajudar a voltar para a direção certa. Mas, o que mais me chamou atenção nisso tudo foi a confusão feita em relação a low carb, que tem foco voltado para estilo vida e muitos insistem em tratar como se fosse uma manobra de apagar incêndio para perda rápida de peso.

Aqui vão algumas dicas:

Adote a low carb como estilo de vida

Entenda e invista em mudanças a longo prazo. Faça mudanças gradativas e sustentáveis.

Pode ser que demore mais tempo até encontrar a pegada perfeita para você. Mantenha claro na sua cabeça que é estilo de vida, e é necessário novas rotinas e hábitos permanentes. Assim como escovar os dentes, tomar banho, limpar a casa.

Comece eliminado os alimentos industrializados

Tire de 1 a 2 semanas para focar apenas na qualidade dos alimentos, sem se importar muito em restringir os carboidratos. Os alimentos industrializados na maioria das vezes são hiperpalatáveis, projetados para gerar prazer momentâneo e manter acesa a chama da compulsão e do vício por comida. Eliminar os industrializados vai facilitar o processo de implementar uma alimentação limpa e que viabiliza a restrição de carboidratos.

Crie um plano de rotina Infalível

O planejamento é imprescindível para que um projeto se torne bem-sucedido. Ele pode definir se o seu projeto de mudança alimentar dará certo ou não. Acordar um belo dia decidido a mudar e ir direto para o campo das ações é ótimo, mas quando articulamos essas ações com um plano prévio é maravilho e infalível.

Tenha estratégias para vencer os desafios sociais

Existem vários agentes sabotadores na nossa cabeça, no nosso círculo de amigos, família e trabalho. Eles usam discursos convincentes para te dissuadir do seu plano de ter uma vida mais saudável, claro que de maneira inconsciente. E também de maneira inconsciente você se deixa levar por esses discursos. Ter estratégias que te protejam desses discursos é fundamental para o seu sucesso. Indico a leitura desse texto aqui.

Recicle os seus conhecimento e mantenha-se atualizado

Essa parte é essencial para te ajudar a manter-se nos trilhos. A nossa realidade é criada baseada no que a gente ouve, lê, fala, pensa e sente! Mantenha seus conhecimentos sobre low carb em movimento constante. Siga perfis no Instagram e Facebook sobre o assunto. Ouça PodCasts, leia livros, assistas vídeos e lives sobre o assunto sempre que tiver a oportunidade. Tudo isso te ajuda a aprender mais e a se manter focado nesse estilo de vida que o tempo tem novas informações.

Comprometa-se com sua saúde

O comprometimento é uma das chaves para que seu plano se concretize. Você reforçar o seu comprometimento estudando, lendo, assistindo vídeos e participando de grupos que tratem sobre o assunto low carb.

Busque bons livros e vídeos que falem sobre o assunto de maneira séria. Entender mais sobre o assunto e a importância que tem para a sua saúde pode te manter motivado e mais comprometido com o processo.

 

Texto: Tania Alves

Leave a comment