Hoje vim falar de um assunto bem polêmico: “Receitinhas no processo de emagrecimento“.

Primeiramente quero dizer que as “receitinhas” são bem-vindas em diversos contextos. Essa postagem é mais um alerta quanto ao mal uso das receitas low carb.

O que quero dizer com o termo receitinhas*?

Receitinhas são aquelas receitas que tem como intuito principal imitar uma preparação que não está dentro do que é interessante na dieta/alimentação. Vou exemplificar para ficar mais claro.

Exemplos de receitinhas low carb:

  • Pão low carb
  • Bolo de chocolate low carb
  • Biscoito low carb
  • Pizza low carb
  • Ganache de chocolate
  • Brigadeiro low carb

Quer dizer que não posso comer as preparações supracitadas??? A resposta é: depende. 

Quando iniciamos uma mudança na alimentação devemos focar mais em um estilo de vida. Encarar a dieta como um processo temporário é um grande erro. Pois, se voltarmos com os antigos hábitos, logo teremos os antigos resultados. A meta é mudar o  nosso estilo de vida, melhorando primordialmente a nossa saúde, e como bônus também ter um corpo mais magro e bonito. E onde as receitas entram nisso?

No início das mudanças de hábitos podemos lançar mão de paliativos como pães e bolos low carb, é como funciona o princípio dos chicletes de nicotina para quem quer parar de fumar. O objetivo final é eliminar o tabagismo. Aqui nosso objetivo final é eliminar pães e bolos. “Mas Tania, se é low carb não tem problema”! Não se enganem, as receitinhas continuam tendo produtos industrializados em sua composição como: laticínios, chocolate processado, fermentos, adoçantes e farinhas alternativas que sofreram processamento em algum grau. Os industrializados podem travar de maneira direta o processo de emagrecimento. Ingredientes com alta concentração calórica como farinha de castanhas e creme de leite têm o poder de detonar seu balanço energético, sem que você perceba, impedindo assim que o emagrecimento ocorra.

Outro ponto é que com o consumo diário dessas receitinhas você não educa o seu cérebro a recusar esses tipos de alimentos. Isso faz com que seja mais difícil recusar as versões prejudiciais na ausência da versão low carb.

Como, quanto e quando utilizar as receitinhas?

Consuma as receitinhas quando estiver no início do processo de reeducação alimentar, tendo em mente que o ideal é eliminar essas receitas no futuro. Ou, em situações pontuais como em datas comemorativas, TPM e/ou experimentar algo diferente. Consuma sempre em quantidades moderadas e como um complemento à refeição principal.

 

Texto por Tania Alves

Leave a comment