Seria o hipotireoidismo incompatível com o emagrecimento?
Aproximadamente 60% dos pacientes com hipotireoidismo sofrem com sobrepeso ou obesidade. Uma estatística muito semelhante com a população geral brasileira. Ou seja, com ou sem hipotireoidismo as chances de você ter sobrepeso ou obesidade são as mesmas! Mas, quem não tem a doença controlada pode ter mais dificuldades para emagrecer do que um indivíduo saudável.
O que é o hipotireoidismo?
Hipotireoidismo é um condição endócrina que resulta em baixa de hormônios tireoidianos que são responsáveis por: metabolismo e gasto energético, temperatura corporal e interferem de maneira direta função de rins, ossos, memória, trânsito intestinal, ciclo menstrual e fertilidade. No hipotireoidismo encontramos sintomas como: queda de cabelo, extremidades frias, ganho de peso, fadiga, edema, ciclo menstrual irregular, infertilidade, pele seca, prisão de ventre entre outros.
Como você percebeu, no quadro de hipotireoidismo encontramos sintomas como: fadiga, dificuldades em manter a temperatura corporal e indisposição. Esses sintomas podem dificultar a manutenção de estilo de vida saudável como: cozinhar a própria comida e a prática de atividade física. Essa situação em si já colabora para a manutenção do sobrepeso e maior dificuldade em eliminar gordura.
Como emagrecer com hipotireoidismo?
– Garanta o consumo adequado de proteína.
– Fuja do açúcar refinado.
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
– Prefira alimentos não processados: verduras, legumes, frutas, castanhas, ovos, carnes, peixes e aves.
– Faça a sua própria comida sempre que possível.
– Respeite sempre suas intolerâncias, sensibilidades e alergias alimentares.
Atente-se ao fato de que na maioria dos casos uma estratégia individualizada montada por um profissional Nutricionista será o ideal para compor o tratamento da doença.