
Jejum & Jacada
O jejum serviria para corrigir os efeitos de uma jacada?
Primeiro quero deixar claro que nem era para essas duas palavras aparecerem na mesma frase ou mesmo contexto.
O jejum intermitente tem como um dos seus propósitos principais melhorar o funcionamento de vários hormônios como: insulina, cortisol e gH. Outros hormônios também estão envolvidos no estado de jejum, mas para simplificar não vou abordar neste texto.
Essa resposta hormonal mais eficiente e harmonizada promovida pelo jejum é capaz de melhorar o seu estado metabólico. Quem jejua também vai experimentar melhor eficiência digestiva, já que não entra alimento o tempo todo.
Com essa melhora global e menor frequência de alimentos entrando no sistema digestivo temos como resultado um efeito depurador. Esqueça o efeito detox de propagandas malucas, por favor! Claro que os maiores benefícios do jejum, serão potencializados se combinarmos com uma alimentação limpa e livre de industrializados altamente processados.
Observo o tempo todo iniciantes da prática do jejum intermitente usando o mesmo como manobra de compensação.
Comem o que querem, consomem álcool e depois querem compensar com X horas de jejum no dia seguinte. E digo mais, você pode ficar à vontade para viver uma vida de apagar incêndios ao invés de gozar dos benefícios que um estilo saudável traz.
Ao usar essa tática de compensação frequentemente você apenas dificulta a sua vida.
Você ensina ao seu cérebro que o jejum é a penitência por um mau comportamento e as chances de que jejuar ficará cada vez mais difícil são enormes. Isso não é uma regra, mas é uma possibilidade que você deve considerar.
Jejue por prazer, por saúde, por estética, por disposição … mas, pense 2x antes de jejuar por jacada.
Texto: @nutridados, por Tania Alves