Alimentação low carb ou baixa em carboidratos

Alta em Gordura – LCHF (low carb high fat)

 

A alimentação low carb tem ganhado cada dia mais força na sociedade moderna que tem acordado para o fato de que a população mundial tem ficado mais doente e mais obesa nas últimas décadas. Muitas ainda confundem dieta da proteína com low carb, esse é um erro muito comum, mas ao ler esse explicativo simples você nunca mais cometerá esse erro.

A famosa dieta da proteína lançada nos anos 80 pelo médico Atkins consiste em comer apenas gorduras, carnes e queijo. E não é dessa abordagem que estamos falando aqui.

Enquanto que na low carb é incentivado o consumo de todos os vegetais folhosos sem restrição de quantidades, os legumes com menor quantidade de amido, frutas com baixo teor de frutose, ovos, carnes, queijos pobres em amido, castanhas e gorduras saudáveis como manteiga, manteiga geeh, azeite de oliva e óleo de coco.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) hoje propõe, para indivíduos saudáveis, a seguinte distribuição de macronutrientes pelo total de calorias: carboidratos (55-75% da ingestão calórica total diária), depois Proteína (10-15%) e em menor quantidade a Gordura (15-30%). Na alimentação low carb high fat (LCHF) reduzimos o percentual de calorias provindas dos carboidratos, elevamos levemente as proteínas e aumentamos substancialmente a gordura. Segue tabela comparativa para total de 1800 kcal.

Distribuição Macronutrientes OMS Distribuição Macronutrientes LCHF
Macronutriente% Peso Calorias Macronutriente% Peso Calorias
60% Carboidratos 270g 1080 kcal 10% Carboidratos 45g 180 kcal
15% Proteínas 67,5g 270 kcal 25% Proteínas 112g 450kcal
25% Gorduras 50g 450 kcal 65% Gorduras 130g 1170kcal

Existem linhas da low carb onde a qualidade dos alimentos não é levada em consideração. O que eu recomendo é seguir a linha low carb e primal combinadas. Quem se encontra saudável e com peso ideal não necessariamente deverá seguir uma estratégia que restrinja carboidratos desde que consuma os carboidratos naturalmente encontrados na natureza como frutas e raízes.

Na alimentação low carb o ideal de consumo de algo em torno de 50-75 gramas de carboidratos líquidos por dia. Carboidrato líquido = Carboidrato total – fibras totais.

Por que optar pela alimentação low carb high fat?

Existem 3 macronutrientes: proteínas, gorduras e carboidratos (glicídios). E temos os aminoácidos essenciais presentes na proteína e ácidos graxos essenciais presentes na gordura. Essa classificação em essencial significa dizer que o nosso corpo não é capaz de produzir e que por esse motivo devemos suprir através da alimentação. O que vou dizer agora é chocante. Carboidratos não são essenciais a vida humana, isso porque o corpo é capaz de produzir glicose no fígado. Mas ainda não respondi à pergunta do porquê optar por uma alimentação low carb. A low carb é uma ótima estratégia nutricional para emagrecimento, por ser capaz de reduzir a quantidade do hormônio insulina que é responsável pelo armazenamento de gordura no corpo. Quando a reduzimos a insulina, reduzimos também nossos depósitos de gordura e ainda melhoramos a nossa saúde. Para ler mais sobre os malefícios do excesso de insulina aqui!

Clique aqui para obter: Exemplo de cardápio

 

Leave a comment