Uma alimentação low carb vai prejudicar seus rins?

MUITO improvável.

Muitas pessoas ainda acreditam que uma dieta baixa em carboidratos é necessariamente alta em proteína, o que poderia colocar uma pressão sobre os rins. Este é um mito baseado em informação equivocada.

Uma dieta low carb bem formulada é rica em gordura e não em proteínas. A quantidade de proteína – como a carne – deve ser moderada, assim como na maioria das dietas. Lembrando que o ideal é ter a assessoria de uma nutricionista para estabelecer qual a melhor quantidade de proteína para a sua condição e objetivos

A proposta não é consumir proteína em excesso, o que não seria fácil mesmo se tentássemos com muito afinco. O excesso de proteínas, em alguns contextos, pode ser prejudicial para quem segue um estilo low carb, uma vez que o excesso de proteína se converte em glicose, assim como a maioria dos carboidratos dietéticos. Vou reforçar mais uma vez, apenas o excedente é convertido em glicose e exceder na quantidade de proteínas é difícil e custoso.

Como uma dieta baixa em carboidratos não é alta em proteínas, todo o “problema” por trás desse medo simplesmente não existe. Em segundo lugar, as pessoas com função renal normal podem lidar com muita proteína excessiva sem nenhum problema para os rins.

Mesmo que as pessoas escolham comer proteína excessiva, isso será um problema se os rins já estiverem gravemente danificados anteriormente ao início da dieta LCHF. Um exemplo disso seria uma doença renal em estágio final que é próxima de exigir diálise. O tipo de condição médica que não passa desapercebida nem pelos mais distraídos.

Basicamente, se você tem doença renal grave e foi-lhe dito para limitar a proteína, você deve, claro, fazê-lo. Mas isso ainda permitiria que você comesse com sucesso uma dieta baixa em carboidratos e com alto teor de gordura. Para resumir:

Resumindo:para pessoas sem doença renal, não há motivo para se preocupar com proteínas excessivas. E, o mais importante, não há necessidade de nenhuma pessoa comer proteína em excesso porque aderiu a um estilo low carb.

De fato, ao reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue, uma dieta baixa em carboidratos pode realmente proteger os rins de uma das causas mais comuns de danos. Especialmente para pessoas com diabetes, o baixo teor de carboidratos pode salvar seus rins, ajudando a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

CONVERSE SOBRE O ASSUNTO COM UM PROFISSIONAL DE SAÚDE DE SUA CONFIANÇA.

Fonte: dietdoctor.com

Leave a comment