Continuando sobre Jejum Intermitente …

quem resolveu conhecer mais sobre a prática de jejuar se deparou com uma avalanche de informações novas e algumas vezes confusas. Para facilitar a vida dos iniciantes resolvi fazer uma postagem simplificada dos protocolos disponíveis. Os benefícios do jejum jejum intermitente são inúmeros, é necessário ter um mínimo de saúde para iniciar a prática do mesmo. Escolha um médico ou nutricionista, que seja simpatizante do assunto. Infelizmente o jejum ainda não é algo popular e tem sido “associado” a dieta da moda. Jejum intermitente não é dieta da moda! Aqui você encontra um pouco mais sobre jejum e de como funciona.

 

 

*Janela: período do dia em que não estamos em estado de jejum.
 

 

  • Protocolo 16:8 
Esse protocolo preconiza que a janela seria de 8 horas. Esse protocolo pode ser feito diariamente ou algumas vezes durante a semana. Ideal para quem é iniciante. Se você não sabe como começar a prática do jejum intermitente leia mais sobre o assunto aqui.
  • Protocolo Eat Stop Eat
Esse protocolo foi criado por Brad Pilon e preconiza jejuns de 24 horas de 1-2 vezes por semana. Recomendável para quem não precisa emagrecer muito.
  • Protocolo ou Dieta do Guerreiro – 20:4
Esse protocolo preconiza que a janela seja apenas de 4 horas por dia e de que seja no período do final da tarde até de noite. Eu simpatizo muito com esse protocolo, para quem tem uma rotina extremamente corrida. Ela se encaixa muito bem pelo fato da janela ser de apenas 4 horas, sendo possível fazer a refeição principal em casa sem precisar andar pelas ruas levando marmitas. Porém, é necessário ter uma boa capacidade gástrica para ingerir todos os macronutrientes e nutrientes em apenas 2 refeições/dia.
  • Protocolo de 24 horas – 23:1
Nesse protocolo a janela é de apenas 1 hora! Isso mesmo! Apenas 1 hora, isso significa apenas 1 refeição por dia, ideal para quem precisa perder quantidades substanciais de gordura corporal. Lembrando que a alimentação tem que suprir as necessidades do indivíduo, é indicado acompanhamento nutricional para não desenvolver nenhum tipo de deficiência nutricional.

Leave a comment