Muitas pessoas me perguntam: Como faço para iniciar a prática de jejum intermitente ?

Leia mais sobre Jejum intermitente aqui.

Antes de responder à essa pergunta quero deixar claro que jejum intermitente não é para todas as pessoas. Se você tem problemas hepáticos sérios, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 totalmente desregulado, hipoglicemia descontrolada, transtorno alimentar, baixa capacidade gástrica, transtorno psiquiátrico ou qualquer outro tipo de síndrome ou patologia grave, o ideal é não iniciar a prática do jejum intermitente sem recomendação específica de um profissional que entenda sobre o assunto.  De maneira geral, acompanhamento de nutricionista e/ou médico é sempre interessante.

Ao sentir-se mal não insista no jejum ! 


1. Antes de iniciar com o Jejum Intermitente mude os seus hábitos alimentares. Reduza quantidade de consumo de industrializados, reduza quantidade de carboidratos como: pães,açúcar, doces, bolos, macarrão, arroz e feijão. Em suma: consuma alimentos naturais, vegetais, carnes, ovos, castanhas , frutas e muita água. Após algumas semanas você estará apto a iniciar uma rotina de jejuns.

2. Faça sua última refeição mais cedo e a sua primeira refeição mais tarde.
Ex: última refeição às 19 horas, primeira refeição no dia seguinte às 9 horas da manhã. Totalizando 14 horas de jejum! Permaneça nesse número de horas de jejum até que se torne algo natural e comum para você. Algumas pessoas levam semanas para chegarem às 16 horas de jejum diário. Não tenha pressa. O número de horas diárias de jejum depende de indivíduo para indivíduo, e varia de acordo com o objetivo de cada um. Falarei mais sobre isso em um próximo post.

3. Comer bem durante a janela (período em que você não está em jejum) é imprescindível. Comer significa ingerir quantidades satisfatórias de macronutrientes, vitaminas e minerais. Evite consumir bebidas e comidas vazias de nutrientes.

4. Nas primeiras semanas não é necessário eliminar o café da manhã da sua rotina, apenas faça essa refeição mais tarde do que de costume.

5. Outra dica é eliminar os lanchinhos entre as refeições.

6. O que consumir no jejum você pode ler aqui .

7. Aprenda a ouvir o seu corpo e entender quando realmente está com fome. Se o seu corpo está pedindo um HAMBURGER, provavelmente o seu corpo está te enganando! Não é fome! Isso é apenas desejo por guloseima. A fome é quando seu corpo diz que comeria qualquer coisa, mesmo que seja algo que você não suporte o sabor! Ex: Nossa, que fome ! Seria capaz de comer escorpiões fritos de tanta fome! Você não precisa comer os tais escorpiões! hahahaha! Coma algo com valor nutritivo e de preferência não industrializado.


Obs: Essa postagem tem como intuito expor opiniões pessoais baseadas em meus estudos e experiências pessoais. Cada ser humano é único sendo impossível prever a reação de cada um. Toda e qualquer decisão baseada nas informações repassadas nesse site é de total responsabilidade do Leitor!
Postagem nenhuma substitui o acompanhamento individual por um profissional qualificado na área de Nutrição e/ou Medicina. Nenhum vídeo ou texto encontrado na internet conhece a sua pessoa, a sua história e nem as suas necessidades como indivíduo único do ponto de vista:  fisiológico, psicológico, espiritual e intelectual.





Leave a comment