5 erros mais comuns na low carb

1 – Excesso de gordura

A sigla LCHF significa Baixa em Carboidrato e Alta em Gordura. Porém esse termo é em relação a recomendação nutricional vigente, que é extremamente alta em carboidrato e baixa em gordura. Quando nos referimos a alta em gordura quer apenas dizer comer a gordura natural contida nos alimentos. E quando dizemos alimentos estamos falando alimentos que foram ultra processados pela indústria.

Como assim? O que seria então essa gordura natural? Vamos deixar uma listinha bem modesta para você entender qual é a pegada.

  • Abacate, coco
  • Azeite oliva de boa qualidade
  • Óleo de coco
  • Frango com pele
  • Cortes gordos de carnes e vísceras
  • Manteiga e Nata

2- Excesso de produtos processados low carb, diet e light

Na correria do dia a dia muitos acham que a melhor opção é lançar mão de produtos comestíveis low carb como barrinhas low carb, pudim diet, gelatina diet, refrigerante zero, embutidos e adoçantes artificiais.

O ideal é adotar a low carb dentro de um contexto paleolítico, utilizando alimentos frescos e sem aditivos químicos de procedência duvidosa.

 

3 – Não comer até a saciedade

Trazemos na bagagem um trauma de dietas de emagrecimento. O mito de que uma dieta para dar certo precisa ser equilibrada, é para isso seria necessário comer quantidades ínfimas de comida.

Essa é a graça da low carb dentro do estilo paleo. Podemos comer com mais liberdade os alimentos com alta densidade nutricional, ou seja, a qualidade do que você come é o que garante o seu resultado e não a quantidade. Além de comermos apenas quando temos fome. Sem necessariamente seguirmos a regra de comer de 3 em 3 horas.

4- Excesso de receitinhas low carb

As receitinhas low carb tem uma função muito importante na transição para a alimentação low carb. No início pode ser complicado eliminar alguns hábitos como lanches e desjejum.

Funciona como uma muleta ou andador para facilitar a nossa caminhada. O objetivo tem que ser correr livre sem muletas.

“Mas Tania, se é low carb não tem problema”! Não se enganem, as receitinhas continuam tendo produtos industrializados em sua composição como: laticínios, chocolate processado, fermentos, adoçantes e farinhas alternativas que sofreram processamento em algum grau. Os industrializados podem travar de maneira direta o processo de emagrecimento. Ingredientes com alta concentração calórica como farinha de castanhas e creme de leite têm o poder de detonar seu balanço calórico, sem que você perceba, impedindo assim que o emagrecimento ocorra.

Outro ponto é que com o consumo diário dessas receitinhas você não educa o seu cérebro a recusar esses tipos de alimentos. Isso faz com que seja mais difícil recusar as versões prejudiciais na ausência da versão low carb.

5- Baixo consumo de sódio

O baixo consumo de sal pode ser perigoso. O mito de que temos que moderar o sal a quantidades tão baixas tem efeitos tão devastadores quanto o consumo do açúcar, inclusive quantidades insuficientes de sódio podem desencadear resistência a insulina e compulsão por açúcar Assunto que merece uma postagem inteira.

De maneira geral a low carb por reduzir os níveis de insulina faz com que eliminemos mais minerais pela urina. Isso acontece porque a insulina também tem a função de armazenar minerais nos rins, por isso muitos têm a diurese aumentada assim que migram para uma alimentação baixa em carboidratos, e isso pode causar falta de energia, tontura e dores de cabeças – a tal da gripe low carb.

Como o sódio é o mineral com maior predominância no nosso organismo a falta dele pode causar esses transtornos. Ingerir quantidades adequadas de sal evita todos esses transtornos e ainda auxilia no seu emagrecimento, reduzindo a compulsão por doces. Quando falamos do sódio e sal, nos referimos ao sal de adição, aquele que você coloca na comida, na salada, na carne do churrasco. O sódio provindo de produtos industrializados não oferece benefícios como: ciclamato monossódico, sacarina monossódica, glutamato de monossódico e muitos outros com nomes mais feios. O que recomendamos são:

  • Sal marinho integral
  • Sal grosso
  • Sal do Himalaya, se você curtir a cor rosa
  • Sal integral
  • Flor de sal

 

Leave a comment