Você talvez necessite de mais sal em suas dietas Low Carb

Texto extraído do Livro The Salt Fix, de 2017 pelo dr. James DiNicolantonio

Tradução e adaptação por Nutridados

 

Pacientes que se alimentam com dietas Low Carb (baixa em carboidratos) irão precisar de mais sal (especialmente durante as primeiras duas semanas da dieta) em comparação a alguém que apresente altos níveis de insulina (alguém que coma mais de 50 gramas de carboidratos por dia).

Altos níveis de cetona, maior liberação de glucagon, e baixos níveis de insulina, tudo que ocorre numa dieta Low Carb, aumenta nossa excreção de sódio.

Quando a quantidade de carboidrato dietético é restrita a 50 gramas/dia, temos a mesma excreção de sódio que ocorreria durante um estado de inanição/fome extrema.

Em um estudo com pacientes de saúde normal, onde apesar consumirem mais de 100 gramas de proteína e 1500 a 2000 calorias por dia, a eliminação de carboidratos causou uma redução significante de sódio de cerca de 4,7 a 5,6 gramas em apenas três dias. A redução de sódio que era anteriormente atribuída a falta de calorias durante o jejum se mostrou ser o resultado de restrição a carboidratos.

Outro estudo em pacientes obesos mostrou que 4266 miligramas de sódio foi reduzido do corpo em apenas 7 dias numa dieta Low Carb (40 g/dia de carboidratos).

Eliminar a ingestão de carboidratos em pacientes saudáveis, para 0 gramas por dia (como mostrado num estudo de jejum/restrição calórica severa) por dez dias mostrou reduzir 18,72 gramas de sódio do corpo, apenas via urina.

Em outro estudo em quarenta pacientes obesos, as pessoas perderam em média 8 a 19 gramas de sódio em dez dias. Outro estudo de jejum em sete mulheres obesas mostrou que elas passaram por uma excreção de sódio num ciclo de cinco a seis dias, perdendo entre 18,6 e 57,3 gramas de sódio num período de trinta dias. Está claro que dietas Low Carb (bem como jejum prolongado) podem causar uma drástica redução no conteúdo de sódio total do corpo, e consequentemente um maior risco de deficiência de sódio.

As perdas de sódio via urina nas dietas Low Carb parecem se dissipar após duas semanas a medida que o corpo se ajusta. No entanto, quando comparado a quando eles seguiram dietas anteriores baseadas em alto carboidrato, os indivíduos que seguiram a dieta Low Carb continuaram a perder mais sal pela urina por causa da redução nos níveis de insulina. Eles apresentaram sintomas como tontura, fatiga, e desejo por carboidratos, que poderiam ser eliminados aumentando a ingestão de sal.

Adicionando sal a uma dieta Low Carb

A maioria dos pacientes que iniciam uma dieta Low Carb (menos de 50 gramas de carboidratos por dia) irão perder entre 4 a 8 gramas de sódio em dez dias, mas alguns podem perder até 20 gramas durante esse tempo. Por isso é uma boa ideia aumentar o consumo de sódio por pelo menos 1 grama por dia nas duas primeiras semanas de dieta Low Carb ou para 2 gramas por dia na primeira semana. Você pode fazer isso comendo três pepinos grandes, 5 azeitonas grandes, ou sal dissolvido num copo d’água por dia.

Dr. E. S. Garnett e seus colegas realizaram um estudo numa enfermaria metabólica no qual sete mulheres obesas passaram por dietas de total fome (consumindo apenas 115 miligramas de sódio por dia). Os autores descobriram que enquanto o sódio permutável (o sódio que pode se mover para dentro e para fora do fluido extracelular) despencou durante a primeira semana de fome, e progressivamente subiu para níveis anteriores a fome mesmo durante o jejum e restrição a sódio. Isso aconteceu mesmo com um amplo balanço de sódio negativo, indicando que sódio estocado (nos ossos, pele ou órgãos) estava sendo empurrado para o espaço do sódio permutável. Essas descobertas sugerem que jejum prolongado aliado a uma baixa ingestão de sódio empurra o sódio das reservas do corpo (como dos ossos) para reabastecer o espaço de sódio permutável. Em essência, jejum prolongado, especialmente aliado a uma baixa ingestão de sódio, pode deixar pacientes com risco de osteoporose, pois o sódio é um importante componente na formação óssea e parece que é reduzido durante o jejum.

Nós realmente não podemos confiar nos níveis de sódio no sangue para saber se alguém possui deficiência no balanço de sal, porque o corpo mantém um nível normal de sódio às custas da redução de sódio em outras partes do corpo. Apesar de iniciar com diferentes níveis de sódio total no corpo, quase todos os pacientes param de perder sódio uma vez que atingem 69 gramas de sódio total no corpo. Na verdade, 63 a 69 gramas de sódio total no corpo pode indicar um nível mínimo de sódio total no corpo exigido para sobrevivência humana. Importante, em um estudo, um paciente que iniciou com 151 gramas de sódio total no corpo perdeu 82 gramas de sódio durante total fome, enquanto que os outros pacientes perderam muito menos. Este estudo sugere que certos indivíduos funcionam num conteúdo maior de sódio total no corpo comparados a outros e, assim sendo, alguns possuem menor risco de deficiência de sal. Isso significa que alguns indivíduos estão mais susceptíveis aos danos das dietas de baixo sal comparados a outros – e precisamos determinar quem estas pessoas são antes de iniciarmos recomendações gerais sobre ingestão de s

Leave a comment

error: Content is protected !!