Texto pelo Doutor  Andreas Eendelft, MD.

É comum afirmarem que dietas com baixo teor de carboidratos com muita carne muitas vezes causam gota. Isso não parece ser verdade (nem uma dieta com baixo teor de carboidratos tem que ser alta em carne). No entanto, pode haver um aumento temporário do risco de gota durante as primeiras seis semanas em uma dieta rigorosa com baixo teor de carboidratos. Após este período de tempo inicial, uma dieta baixa em carboidratos é provavelmente neutra, ou mesmo protetora, quando se trata de gota. Continue lendo para descobrir o que é a gota e como evitá-lo.

O que é gota?

A gota é uma inflamação repentina e dolorosa de uma articulação, na maioria das vezes na base do dedo grande do pé (veja a imagem). Também pode afetar outras articulações, como calcanhares, joelhos, punhos e juntas de dedos. A causa da gota é níveis elevados de ácido úrico no sangue, resultando em cristais depositados na articulação afetada. A gota é mais comum em pessoas com excesso de peso e síndrome metabólica e, portanto, tornou-se mais comum nas últimas décadas, afetando cerca de 6% dos homens adultos e 2% das mulheres (é ainda mais comum nas pessoas mais velhas) .Historicamente, Era conhecido como “a doença dos reis” ou uma “doença do homem rico”, mas agora todos podem pagar … açúcar.

Carne e gota

A gota já foi culpada do consumo excessivo de carne. Isso ocorre porque o ácido úrico que causa a gota é um produto de degradação de purinas, um bloco de construção de proteínas, altamente concentrado em carne. No entanto, evitar a carne parece ter pouco efeito sobre o risco de gota, e mesmo os vegetarianos recebem gota muito mais do que seria esperado se esta fosse a principal causa. Comer mais proteínas (como a carne) parece aumentar a excreção de ácido úrico nos rins, através da urina, não tendo tanto efeito sobre os níveis sanguíneos de ácido úrico … ou o risco de gota. Açúcar e gota. Como existe uma ligação muito forte entre gota, obesidade, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, é possível que todos sejam principalmente causados ??pelo mesmo: açúcar e outros carboidratos refinados.

Na verdade, níveis elevados de insulina – uma conseqüência de uma dieta rica em carboidratos refinados – mostraram aumentar os níveis de ácido úrico, provavelmente diminuindo a excreção de ácido úrico pelos rins. Há uma história impressionante de gota tornando-se repentinamente comum nas populações, assim como o consumo de açúcar começou a aumentar acentuadamente (por exemplo, na Grã-Bretanha durante o século XVIII, em paralelo com o nascimento da indústria açucareira do país).

Há também provas experimentais, mostrando que o consumo de frutose (um componente principal do açúcar) aumenta acentuadamente os níveis de ácido úrico no organismo. O álcool e a frutose são metabolizados de forma semelhante no organismo e o álcool aumenta os níveis de ácido úrico da mesma forma que a frutose.

Low carb, ácido úrico e gota: Estudos de curto prazo mostram um aumento temporário do ácido úrico durante as primeiras semanas quando iniciam uma dieta de restringindo carboidratos  (isto é, cetogênica). Este efeito parece desaparecer após cerca de seis semanas, com ácido úrico retornando à linha de base ou mesmo menor.

Estudos não mostram mudanças significativas nos níveis de ácido úrico em pessoas que fazem uma dieta baixa em carboidratos ao longo de vários meses ou anos. Depois de dezenas de estudos de alta qualidade comparando dietas com baixo teor de carboidratos para outras dietas, parece não haver nenhuma diferença em Risco de gota, embora nenhum estudo tenha se concentrado nesta questão específica em detalhes.

Os médicos que tratam regularmente pacientes com dietas com baixo teor de carboidratos aparentemente não percebem um aumento nos episódios de gota, mesmo durante o primeiro período de tempo. Portanto, se existe um aumento no risco durante as primeiras semanas, é provável que seja pequeno ou moderado. Os níveis de ácido úrico a longo prazo tendem a tornar-se baixos em carboidratos baixos, juntamente com outros marcadores de síndrome metabólica3 e até mesmo pacientes que costumavam sofrer de gota podem tornar-se livre de gota. No entanto, pode levar meses ou mesmo anos para reverter completamente a resistência à insulina e atingir os níveis normais.

Como evitar a gota

Veja como evitar a gota a longo prazo, usando apenas modificações de estilo de vida: Minimizar a ingestão de açúcar. Reduzir a ingestão de álcool. Especialmente evite a cerveja e outras bebidas alcoólicas com alto teor de carboidratos. Perder o excesso de peso e assim reverter a síndrome metabólica. Low carb e jejum intermitente podem auxiliar na reversão da síndrome metabólica.

Leave a comment