O hipotireoidismo é um dos problemas de saúde mais comuns que muitos apontam como resultado de uma dieta moderada em carboidratos.

Provocaria a alimentação low carb (baixa em carboidratos) o hipotiroidismo? 

Não é provável.

Se você come uma dieta bem formulada com baixo teor de carboidratos, o que significa que você substitui carboidratos comendo gordura mais saudável, é muito improvável que isso afete sua tireóide negativamente.

A inanição prolongada ou as dietas de restrição calórica podem levar ao hipotireoidismo (uma tireoide sub-ativa). Mas, essa não é a proposta da alimentação low carb, o objetivo é comer de maneira abundante alimentos que tem baixo teor de amido e alto teor de fibra, proteína ou gordura. Esses alimentos em sua magnitude seriam de alimentos não processados industrialmente.

Ou seja, você não ficará morrendo de fome com uma alimentação com baixo teor de carboidratos, desde que coma gordura suficiente para se sentir satisfeito. Na verdade, muitas pessoas que perdem quantidades significativas de peso reduzindo a ingestão de carboidratos acabam por precisar de menos medicação para a tireoide e ocasionalmente podem parar de toma-las completamente. Mas este é provavelmente apenas um efeito positivo de um corpo mais magro e que precisa de menos hormônios da tireoide. Isso significa que, se você tem hipotireoidismo e suplementa com hormônio da tireoide.

Você pode começar uma dieta baixa em carboidratos, como qualquer um, e continuar a fazer exames regulares como de costume. Se você perder muito peso, pode ser sábio fazer uma verificação extra dos hormônios tireoidianos de vez em quando, p. Ex: 15 quilos eliminados. Talvez até o momento possa ser o momento de reduzir a sua dose.

RESUMINDO: Coma o suficiente para se sentir satisfeito, e sua tireoide estará bem. Faça check-ups periódicos com o seu médico para verificar os seus níveis hormonais.

Lembrando que não há estudos relacionando alimentos naturais (não processados industrialmente) ao mal funcionamento da tiroide.

 

 

Fonte: www.dietdoctor.com

Leave a comment