Efeito Platô no Emagrecimento – 7 manobras para sair do platô

Muitas pessoas após a mudança de estilo de vida conseguem emagrecer muito bem na fase inicial e depois de algumas semanas ou meses o corpo estabiliza em uma composição corporal. Vou evitar aqui usar o termo peso, pois, estou me referindo a redução de massa gorda e/ou aumento da massa magra (emagrecimento) e não de peso que é composto por: água, músculo, gordura, osso …

Uma das razões primárias para a estabilização do emagrecimento é a adaptação metabólica, também conhecida como homeastase. O corpo simplesmente se acostuma com a sua alimentação e nível de atividade física e com isso o seu metabolismo desacelera criando um novo equilíbrio onde os percentuais de gordura se mantém.

Nessa postagem não irei abordar as possíveis causas e mecanismos observados no efeito platô, e sim comentar sobre algumas manobras para destravar o seu processo de emagrecimento. Isso vale para aqueles que precisam emagrecer mais. Respeite os seus limites. Indico a leitura sobre Genética na Determinação da Composição corporal.

As sugestões não estão por ordem de eficiência: clique nos links!

 

Leave a comment